Horta

Rebentos de salsa
Clique na imagem para entrar no modo galeria (necessita de Javascript activo)

Índice

Introdução

Num tempo em que as populações ditas desenvolvidas caminham por labirintos infinitos, perdidas nas futilidades da vida, afastando-se cada vez mais da terra em busca do inalcançável, eis que a ilusão se revela insustentável. Assim de repente o mundo parece desabar e as facilidades começam a pouco e pouco a dar lugar às dificuldades. O que antes luzia intensamente perde agora parte da sua força e, embalada pelos ventos da mudança, cai a primeira folha. O frio aperta e as folhas continuam a cair, uma após uma, numa espiral sem fim, até que no final ficam apenas os galhos. A partir desse momento só os mais fortes e os mais adaptados sobrevivem, o comer falta na outrora mesa farta e tudo disputa a mais pequena migalha. Porém não vale a pena discutir, a tempestade chegou e é tempo de se recolher para o seu cantinho e esperar que passe. Sim, porque por muito que troveje também a tempestade tem um fim.

Quando um ciclo termina outro começa, o sol volta a brilhar intensamente para todos, os galhos despidos pela tempestade começam a tecer um refrescante manto de esperança, tudo germina e dá-se a tão esperada explosão de vida, a mesa volta a estar farta e tudo prospera novamente. O que lá vai, lá vai, é para esquecer, os próximos tempos são para desfrutar como se não houvesse amanhã. Mas o amanhã existe e a sabedoria popular diz que quem semeia ventos, colhe tempestades, restando apenas uma questão: como queres que seja não o teu mas o nosso amanhã?

Uma vaca na varanda quer que o nosso amanhã seja mais sustentável, por isso convida-o a embarcar nesta aventura. Não é preciso muito espaço, uma pequena varanda serve muito bem. Experimente e verá que é divertido e relaxante.

Base de cultivo

O ideal para se iniciar uma pequena horta-jardim seria ter à disposição um bocadinho de terreno, num quintal ou algo parecido, o que não é o caso. O único espaço de que se dispõe para se construir uma horta-jardim é uma pequena varanda nas alturas de um paralelepípedo de betão.

Sendo assim, optou-se por um conjunto de vasos e floreiras de barro tradicionais como recipientes de cultivo, não só pelo facto de este tipo de recipientes ser amigo do ambiente, ser melhor para as plantas, blá, blá, blá, mas principalmente porque se achou que favorecia o trabalho de decoração idealizado. Mas o que importa aqui não é onde nem como se planta, desde que se consiga fazer crescer as plantas de forma saudável tudo é válido.

Não faças o que eu faço, faz o que eu digo
Embora não seja de todo recomendável, para bem da decoração da horta abdicou-se dos pratos por baixo das floreiras e taparam-se com rolhas de cortiça os buracos que permitem escoar a água em excesso.

Tapar os buracos da floreira

Isto não se deve fazer, mas sendo a varanda abrigada decidiu-se experimentar. Obviamente isto exigirá um maior cuidado com a rega, podendo o excesso de água destruir as culturas.

Ingredientes
Para confeccionar o recheio dos vasos e das floreiras necessita de:
  • Argila expandida ou seixos;
  • Manta geotêxtil;
  • Bosta de cavalo ou outro fertilizante orgânico;
  • Substrato universal.

Floreira, manta geotêxtil, argila expandida, bosta de cavalo e substrato universal

Preparação
Comece por colocar uma camada de 2 a 3 centímetros de argila expandida no fundo dos recipientes. Isto parece desnecessário mas ajuda a escoar o excesso de água. No caso da horta d’Uma vaca na varanda a camada de argila é indispensável. Como se taparam os buracos das floreiras a camada de argila terá que funcionar também como reservatório da água excessiva.

Argila expandidaManta geotêxtilSubstrato misturado com bosta de cavalo

Por cima da argila expandida coloque a manta geotêxtil. A função da manta é evitar que o substrato seja arrastado pela água e conter as raízes na parte térrea. Se o substrato for arrastado pode entupir os buracos dos vasos, que neste caso foram tapados propositadamente. Por outro lado o depósito de água no fundo dos vasos pode eventualmente apodrecer as raízes das plantas. Portanto, juntamente com a camada de argila expandida, a manta geotêxtil ajuda a manter a camada térrea saudável.

De seguida misture a bosta de cavalo com o substrato universal e encha o fundo do recipiente, aí uns 3 ou 4 centímetros.

Terminar de encher a floreira com substrato universal

Termine de encher apenas com substrato universal. À medida que as plantas crescerem depois poderá colocar um pouco de adubo de cobertura.

Sementeiras e plantações

O objectivo da horta na varanda não é brincar apenas aos agricultores, se bem que mesmo assim será bastante educativo, principalmente para o pequeno. Com o projecto Uma vaca na varanda pretende-se produzir a maior diversidade possível de alguns legumes, frutos e aromáticas em quantidades suficientes para suprir as necessidades. A grande questão é como conseguir fazê-lo numa área com apenas 0,75m2. Pois bem, para se maximizar a produção ter-se-á que resumir as escolhas a culturas que não terminam com a colheita e que não exijam muito espaço, obviamente.

Culturas como alface, cenoura ou alho francês terminam com a colheita, para suprir as necessidades teriam que ser produzidas em grandes quantidades, logo não são boas opções para se cultivar numa varanda. Mas culturas como espinafre, morangos, tomate ou feijão verde talvez resultem bem. Para além destas, as ervas aromáticas são uma escolha obrigatória.

Alecrim
Ramo de alecrimAlecrim

Cebolinho
Semente de cebolinhoRebentos de cebolinho
Rebentos de cebolinho

Coentro
Semente de coentro Rebento de coentro
Rebento de coentro Coentro
Coentro

Espinafre
Semente de espinafreSemear espinafre
Rebento de espinafreRebento de espinafre
Rebento de espinafreCogumelo
Rebentos de espinafre a crescer numa floreira
Rebento de espinafreEspinafre pequenoEspinafre pequeno

Hortelã
Hortelã plantada num vaso
HortelãHortelã

Morangos
Morango
Mudas de morangueiroMorangueiros plantados numa floreira
Rebento de morangueiro
Rebento de morangueiroMorangueiro

Salsa
Semente de salsaSalsa semeada e plantada em vasos
Rebentos de salsaRebentos de salsa
Rebentos de salsaSalsa

Tomate
Aproveitar semente de tomate coração de boi Tomateiros semeados numa floreira
Rebento de tomateiroRebento de tomateiroRebento de tomateiro
Tomateiro pequenoTomateiro pequeno

Tomilho
Semente de tomilho Rebentos de tomilho
Rebentos de tomilho



Este documento está inacabado, a horta de varanda ainda está a crescer. Última alteração efectuada a 13 de fevereiro de 2013.

11 comentários:

  1. Gostei... Parabens ao escritor e ao fotografo. Continuem... que vão longe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio! Vamos sempre dar o nosso melhor para que continuem a gostar :)

      Eliminar
  2. Boas dicas...o ano passado fiquei triste com o facto de apanhar as alfaces e PUFFF...nada ficou :(

    Este ano vou seguir o vosso conselho, espinafres que eu adoro :D o tomatinho de novo, e a ver se consigo arranjar os moranguinhos que aqui em casa todos adoram :)

    Boas aventuras em 2013 por aí, vamos tentar fazer o mesmo por aqui ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também foi uma das nossas preocupações quando iniciámos a nossa horta: ter culturas que durem algum tempo. Daí os espinafres e os morangos, entre outros.

      Também pensámos na alface. Ficámos a saber que existe uma espécie em que se vão tirando as folhas em vez de arrancar a alface toda de uma vez. Não fixei o nome dela mas disseram-me que se torna uma alface muito grande e espaço é coisa que não abunda por aqui.

      Vamos plantando o que nos dá jeito e o resto vem do quintal dos papás ou do supermercado.

      Boa continuação!

      Eliminar
  3. Estou muito feliz de ter encontrado seu blog. Moro em apartamento e sempre planto no inicio da primavera minhas ervas, tomates e morangos. Infelizmente eu acredito não estava fazendo as coisas tão certinho. Por isso, fui ler sobre o cultivo e cuidados. Como aqui na Alemanha o clima não me permite o ano inteiro usar a varanda, estou eu mesma usando o gradeado do berço da minha filha, e alguns baldinhos, tintas e etc...porque quero que fique bem decorado, estou usando a imaginação e fazendo uma horta para ficar na minha cozinha. Assim, posso cultivar o ano inteiro minhas ervas. Como estou no projeto ainda e o cultivo devo iniciar por março, estou desde já me informando, para que no final, eu tenha uma horta linda e muito verde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a sua ideia de aproveitar o berço da sua filha! Realmente quando temos gosto no que fazemos conseguimos ter resultados fantásticos.
      Continue connosco e dê-nos notícias de como está a ir a sua horta. Quem sabe também tem dicas para partilhar. Pode tornar-se nossa amiga no facebook e partilhar uma foto da sua horta. Gostaríamos muito de ver.
      Obrigada pela visita e pelo comentário :)

      Eliminar
  4. Adorei o vosso blog, é simplesmente fantástico. Moro em um apartamento mas como é alugada nao podia fazer mts mudanças entao enchi a grade da varanda como floreiras penduradas. Ficou o maximo. E depois para proteger do friofiz uma mini-estufa para cada um. E resultou, os morangos ja estao a crescer e sao mts, a salsa esta grande mas os espinafres esses nao aprecem acho que nao gostaram do sitio! Mas com as vossas dicas acho que vou alargar a minha horta. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não conseguimos dar notícias com tanta frequência como gostaríamos mas vamos estando por cá.

      Da nossa experiência percebemos que o espinafre não gosta nada de sol e quer bastante água. Esperamos que os seus se animem :)
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Eliminar
  5. Parabéns pela iniciativa

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela ótima documentação uma fotografia muito boa mesmo e... por enquanto ainda pouco mais poderei dizer pois cheguei agorinha mesmo pela primeira vez, mas posso dizer que mesmo para quem tenha preguiça para lêr mas precise de boas informações como plantar Aromáticas em Floreiras, só pelas imagens já fica com umas muito boas noções.
    Mas já vi que está bem explicado e simples através dos textos. Mto.Bom Mesmo!
    Mas pelo que li está inacabado, de 2013 ? Força aí, pensamentos positivos...!
    Nós gostámos e queríamos mais... Parabéns mais uma vez

    ResponderEliminar