quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tomilho é o último, prometo

Voltando ao assunto do costume, já estou um bocadinho farta de pesquisar sobre as ervas aromáticas que quero plantar nos vasos da horta vertical. Em todas as pesquisas encontro sempre a lengalenga de que é para semear na Primavera. Era um bocado de prever, mas mesmo assim é chato. De qualquer forma, como já só falta falar sobre a última erva aromática da nossa lista, vamos lá a isso para ficar tudo despachadinho. Hoje é a vez do Tomilho.

Cocktail de amoras e tomilho

Ora bem, o tomilho requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor período para plantação desta erva aromática é na Primavera - credo, quem diria - gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco, o excesso de água pode queimar-lhe as folhas de baixo e dar-lhe um bocadinho cabo da saúde [1].

Actualmente uso o tomilho seco em guisados, mas pode ser usado em carnes, peixes, verduras, queijos, saladas, molhos e legumes [2]. Nunca associei tomilho com bebidas mas parece que é um must nesta área. O Martini parece ser o favorito, mas depois há os licores Bénédictine ou de Singeverga [3]. Este último dizem que é português. Desconheço. Na culinária o tomilho pode dar a sensação de que um cozinhado ficou ligeiramente insosso, por isso devemos ter cuidado para não abusar no sal à conta disso [4]. Aqui está uma boa solução para um prato que fique ligeiramente salgado. Umas folhinhas de tomilho e está a coisa disfarçada.

Bifinhos de frango com tomilho e baconFrittata de tomilho courgette e chanterelle
Guirlanda de camomila e tomilhoSorbet de limão e tomilho em copos de limão

Para as mulheres que passam aquela altura do mês movidas a ben-u-rons, trifenes, brufens e outros que tais, pode estar aqui uma alternativa super natural. Mesmo que não apague a dor é capaz de atenuar. Ou então, ser só efeito placebo, não sei. Mas dizem para fazer uma infusão concentrada com duas colheres de chá de tomilho por litro de água [5]. Para os que andam mais deprimidos com estes dias frios e cinzentos tenho aqui outra dica: um banho de imersão com um raminho de tomilho. Diz que é um revigorante físico e mental [6].

Banho de imersão

E pronto. Terminam assim as minhas pesquisas ao nível de ervas aromáticas, pelo menos por agora. Isto parecendo que não, ainda dá um trabalhão. Agora é hora de relaxar no quentinho do lar, iniciar os preparativos natalícios - que já deviam ter começado - e, mesmo em tempos de hibernação, tentar cultivar alguma coisa na nossa horta-jardim de varanda.


[1] Tomilho – Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomilho.
[2] Tomilho, uso culinário - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-uso-culinario.
[3] Tomilho, erva aromática - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-erva-aromatica.
[4] Tomilho, dicas - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-dicas.
[5] Tomilho, aliviar dores menstruais - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-aliviar-dores-menstruais.
[6] Tomilho, anti-depressivo - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-anti-depressivo.

Imagens de: Waters Fine Foods and Catering, Sabor Intenso, Green Basket, Minha Filha Vai Casar, The Cilantropist, Doka Bath Works.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e sobretudo pela boa disposição que transmite com as suas palavras!
    Eu adoro ervas aromáticas, tenho tipo uma fonte que é só destinada a elas, e por isso, a propósito do tomilho, quero aqui aconselhar o Tomilho de Limão, é ÓPTIMO num peixinho no forno :)
    Beijinhos e um Feliz Natal pa vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio e pela sugestão. Vamos ver que opções de tomilho encontramos. Feliz Natal!

      Eliminar