quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esta hortelã parece cidreira

Ora viva pessoal! Quem não sabe é como quem não vê. Uma expressão popular que se aplica muito bem ao caso que temos em mãos. A hortelã que plantámos cresceu e parte dela parece-se mais com cidreira. Só cá para nós, esta hortelã nunca me convenceu!


Na altura em que plantámos a hortelã fiquei ligeiramente desconfiado em relação a um dos rebentos da dita hortelã. Apesar de não perceber muito de agricultura, sou apreciador de uma boa caracolada, cuja confecção utiliza hortelã como tempero, e a verdade é que um dos rebentos nunca me fez lembrar muito a dita erva aromática. Por outro lado, na minha infância brinquei muito nos campos e as urtigas, aquelas plantas que dão uma comichão desgraçada quando entram em contacto com a pele, têm um aspecto muito semelhante ao da erva cidreira. Tão semelhante que por uns tempos cheguei a temer ter plantado um monte de urtigas.

Tiradas as dúvidas sinto-me um agricultor afortunado, pois não só consegui plantar hortelã como também cidreira, tal como planeado inicialmente.


De qualquer forma isto não deixa de ser menos embaraçoso. Por isso aprendamos a distinguir visualmente a hortelã da cidreira. Como podem ver pelas fotografias a hortelã tem folhas ovais enquanto que a cidreira tem folhas em forma de coração.

Portanto agora já sabem... desculpem e ignorem algumas das alarvidades passadas. Quanto às urtigas, elas nascem praticamente do nada, se quiserem deixo crescer um monte delas para explicar as diferenças. Boas culturas e até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário