segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Olha! A Hortelã tem piolho

Num dos vasos da nossa horta vertical temos hortelã. Dois pequenos rebentos transplantados do quintal da mamã que viveram alegres e felizes no seu novo habitat durante alguns dias. Até que o agricultor de algibeira se lembrou de os inspecionar mais ao pormenor e verificou que algumas folhas tinham habitantes indesejados: piolhos.

As coitadinhas nem tiveram tempo de se prepararem para o que veio depois. Nem tiveram tempo de me pedir ajuda. Só mais tarde é que o marido me veio informar, com ar de cientista louco, que pegou no insecticida e despejou meio frasco para cima delas. Eu ainda fui a correr, mas já não havia nada que pudesse fazer. Restou-me ficar a olhar para aqueles dois rebentinhos em completa agonia e esperar que a brisa suave que se fazia sentir levasse aquele veneno para longe e os ajudasse a respirar.

Hortelã secaRebento de hortelã

Passados uns dias a hortelã estava assim. Castanha. Sofreu até já não aguentar mais, pensei eu. Mas, observando mais de perto consegui ver pequenos rebentos a nascer do seu caule e acreditei que ela era mais forte do que eu imaginava. Deixei-a ficar, dei um grande raspanete no marido e confiei que a partir daí ele ia ter mais respeito e carinho por aquela plantinha tão indefesa.

Hortelã

Agora está assim, fresca e fofa. Já nem se lembra do horror que passou e só auspicia pelos dias prósperos que a esperam. E nós também.

4 comentários:

  1. Tão bom ver eles crescerem e sobreviverem, e superarem as dificuldades neh... rs Esses dias comprei uma mudinha de hortelã e ela acabou por secar tanto quanto essa sua, mas acredito que tenha sido o sol execessivo, eu tive que arrancar a parte seca e só restou a raiz, plantei as raizes dela e não é que nasceu outra Lindaaaaa e tão perfumada! to amando a minha hortinha! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, obrigada. Também estou a gostar muito da minha hortinha. Beijinho.

      Eliminar
  2. Delicio-me sempre com as peripécias da tua hortinha nas mãos do teu agricultor de algibeira!!! ADORO :) obrigado por estas boas gargalhadas...eu e o meu companheiro temos uma hortinha na varanda e cada vez ele ganha mais gosto em tratar delas :) é bom, sabe bem...espero que ele não se aventure sem antes me consultar :D hehehehehehe Boas energias aí para a hortelã e Cª ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom receber comentários assim! Ficamos muito felizes por levar um bocadinho de alegria a famílias como nós.

      Vamos continuar empenhados na nossa horta. Força aí com a vossa também. Ainda não temos muita experiência nestas coisas mas estamos aqui para o que precisarem :)

      Eliminar