sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tomilho para o inverno

Lembram-se de eu andar a pesquisar a melhor forma e altura de cultivar o tomilho? Pois podem esquecer. Há uns tempos deram umas ganas ao marido e foi comprar sementes de tudo o que lhe apareceu à frente, dentro do que já tínhamos combinado que íamos semear. Na altura chegou-me a casa com quatro embalagens de sementes: tomilho, cebolinho, coentro e salsa. Disse que ia semear tudo a eito.
- Então mas não temos que respeitar a época de cultivo? Eles dizem que é na Primavera...
- Quero lá saber! Eu quero é começar a ver alguma coisa verde na nossa horta. Vou semear e pronto.
Entretanto as culturas já cresceram alguma coisa por isso é tempo de vos atualizar. Neste momento o vaso do tomilho está recheado de rebentos pequeninos. Ainda não posso colher nenhum mas para lá caminha.

Rebentos de tomilho

Até ver as sementeiras estão todas a correr bem. Tão bem que o marido não se cala que ele é que sabe e bla bla bla. Mas mesmo assim de vez em quando ele ainda dá uma espreitadela no Borda d'Água. Deve sentir-se mais agricultor assim, sei lá.

Semente de tomilho

Quando ele me mostrou as sementes do tomilho fiquei incrédula de que alguma coisa pudesse nascer dali. As sementinhas são mais pequenas que a cabeça de um alfinete! Ele pegou simplesmente uma mão cheia de sementes e espalhou-as no vaso. Ao regar desapareceu tudo entre a terra. Para meu espanto, passados meia dúzia de dias já se notava que ia sair dali qualquer coisa.

Rebentos de tomilhoRebentos de tomilho

O resultado da germinação é proporcional ao tamanho das sementes, os rebentos são minúsculos. Mas o que lhes falta em tamanho sobra em quantidade. São tantos que se crescerem muito não sei se o vaso chega para todos. Só espero que sim, porque se o tamanho do vaso for suficiente acho que vai ficar muito bonito e composto. Como se costuma dizer, tudo o que é pequenino é lindo e é bem verdade.

2 comentários:

  1. Claro que vai crescer e florir!
    Eu semeio as minhas plantas aromáticas em Janeiro para estarem viçosas na Primavera, florirem no inicio do Verão e darem sementes para a reprodução no Outono. Sempre fiz assim e nunca me saí mal. Se fizer a sementeira na Primavera, todo o processo vai ser retardado, as plantinhas deveriam ficar viçosas no calor do Verão, o que dificilmente acontece, vão florir no final do Outono e as sementes vão-se perder com o frio, o vento e chuva do Inverno.

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado porque das leituras que fizemos falam sempre da Primavera como altura ideal para semear. Mas realmente tem lógica a sua explicação. Por enquanto o tomilho está a crescer bem.

      Obrigada pela partilha de informação :)

      Eliminar