segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Planificação da horta

- Chamaste fofinha?
- Chamei! Os vasos não podem ficar assim, perdidos no chão e pronto. Isto não é nada Shabby Chic.
Realmente depois de tanta dedicação a aprimorar os vasos, de transformar o rústico desinteressante numa peça requintada e chamativa, faz todo o sentido organizar a horta de uma forma mais glamorosa. Mas antes disso, deixem-me saborear na varanda um cálice de vinho do Porto enquanto aprecio a obra já feita.

Por falar em vinho do porto... em 2001, o Alto Douro Vinhateiro foi classificado pela UNESCO como património da humanidade, na categoria de paisagem cultural ou qualquer coisa parecida [1]. É como quem diz que esta região do nordeste de Portugal é caracterizada por uma grande tradição cultural, um exemplo de interação humana com o meio ambiente que marcou a paisagem de uma forma única. Um tipo de construção com um valor arquitectónico inestimável, não viável economicamente nos tempos que correm [2], que conta a história de um povo de trabalho.

Sabem a que me refiro? A uma forma tradicional de cultivo, à arte de esculpir as íngremes encostas do Douro com patamares de terra sustentada por muros de pedra, como se de uma escadaria se tratasse, a um produto de séculos de trabalho árduo... aos socalcos. Uma das mais dramáticas e inspiradoras paisagens vínicas do mundo, completamente vulnerável sob esta economia impiedosa, que se não for protegida estará condenada ao desaparecimento.

Socalcos tradicionais
Clique na imagem para ampliar

Pois bem minhas senhoras e meus senhores, em homenagem a este vinho que tanto aprecio e à região onde é cultivado, os 0,75 metros quadrados a que a horta tem direito na nossa varanda serão cultivados em escada. É isso, parece-me bem construir umas escadarias em madeira para suportar a floreira que já temos e as outras duas que teremos muito brevemente.

Uma janela com vista para o douro vinhateiro Vindima
Homem a carregar as uvas às costas num balde grande Barco Rabelo
Margens d'ouro Comboio antigo Douro a cima
Imagens de: traga_mundos, Douro Valley, Universidade do Porto, Croft Port

Sem comentários:

Enviar um comentário