Marquise

Como fazer marquise low cost
Clique na imagem para entrar no modo galeria (necessita de Javascript activo)

Índice

Introdução

Todo o projecto d’Uma vaca na varanda começou com a construção da marquise de baixo custo (low cost). Quem acompanha a história desde o seu início sabe que antes da intervenção estética a varanda não era um espaço muito apreciável. Localizada à beira de uma rua da cidade com muito movimento de veículos automóveis e motorizadas, a cada dia que passava a varanda ficava literalmente preta, tal não é a carga de carvão libertada nas redondezas pelos escapes.

É pena ter uma varanda completamente subaproveitada, ainda para mais quando esta é anexa a uma sala de estar e está orientada mais ou menos a Este, com condições bem propicias para se construir um jardim e/ou uma horta. Por isso pôs-se mãos à obra e fechou-se a varanda com rede sombreira numa tentativa de não deixar passar grande parte do negrume mas deixar, isso sim, entrar sol e oxigénio na quantidade necessária para as hortícolas.

Varanda antes da reabilitação
Clique na imagem para ampliar
A varanda em causa tem um espaço útil de 2,65 metros de comprimento por 1,10 metros de largura, ou seja pouco menos de 3 metros quadrados. Uma área pequenina, é certo, mas mesmo assim suficiente para se embarcar na aventura de reabilitar um espaço praticamente abandonado, transformando-o na mais fantástica horta-jardim de varanda alguma vez vista.

Este pequeno documento descreve com detalhe como construir uma marquise low cost, para quem tem jeito para a bricolage e, por exemplo, mora num apartamento alugado e/ou não tem interesse em investir numa solução tipo janelas de alumínio, mais robusta e atractiva mas também mais dispendiosa.

Objectivos

Com a construção da marquise na varanda pretende-se alcançar os seguintes objectivos:
  1. Melhorar as condições de limpeza da varanda;
  2. Criar uma espaço algo resguardado sem obstruir a entrada da luz solar de forma a permitir o cultivo de vegetais e plantas;
  3. Tornar a varanda num espaço de lazer, com um ambiente acolhedor para se ler um livro, saborear um chá, etc.;
  4. Atingir todos os objectivos anteriores com o menor orçamento possível.

Material

Estudando bem o caso que se tinha em mãos, dos mais variados materiais existentes no mercado utilizou-se os seguintes na construção da marquise low-cost:
  • Rede sombreira (verde para dar o ar da natureza);
  • 2 varas de madeira por cada cortinado de rede sombreira;
  • Fio torcido de nylon ou fio de pedreiro;
  • Fio de algodão de 2,5 mm de diâmetro;
  • Fita cola de papel;
  • Camarões de aço zincado 3,5x45 mm;
  • Escápulas de aço zincado 2,5x25 mm;
  • Buchas de nylon de 6 e 5 mm.

Material utilizado na construção da marquise
Clique na imagem para ampliar

Ferramenta

Para trabalhar todos os materiais cuidadosamente seleccionados utilizou-se as seguintes ferramentas:
  • Fita métrica;
  • Tesoura;
  • Agulha de bordar sem bico n.º 22;
  • Serrote;
  • X-acto;
  • Berbequim;
  • Brocas para betão de 6 e 5 mm e para madeira de 4 mm;
  • Martelo e alicate universal.

Ferramenta utilizada na construção da marquise
Clique na imagem para ampliar

Construção

Comece por medir a altura e o comprimento do espaço que pretende fechar com a rede sombreira. No caso da varanda em apreciação, o perímetro que se fechou tem 2,40 metros de altura e 2,65 mais 1,10 metros de comprimento.

Por norma a rede é vendida com larguras específicas, seja ela de que tipo for, sombreira, mosquiteira, de capoeira, etc. Portanto o número de painéis que necessita de construir depende da largura da rede que adquirir. O ideal seria encontrar uma rede com 10 a 20 centímetros de largura maior que a altura que se pretende fechar. Assim poder-se-ia fechar o espaço com apenas um painel. Infelizmente não foi o caso. Assim, para evitar desperdícios, optou-se por se adquirir rede com 1,5 metros de largura, o que determinou a construção de 3 cortinados, com larguras de 1,30; 1,35 e 1,10 metros.

Como o próprio nome indica, a rede sombreira obstrui parte da radiação solar, existindo vários tipos consoante o nível de luminosidade que deixam passar. Para se desenvolverem as plantas necessitam de sol, mas se este for em excesso acaba por ser prejudicial. Como na varanda em causa a intensidade solar nas horas de maior calor é um pouco elevada, utilizou-se um tipo de rede sombreira ligeiramente opaco numa tentativa de proteger as hortícolas e plantas do sol, resguardando também o espaço da maioria do carvão libertado pelos escapes dos veículos automóveis.

Coser os cortinados de rede
Corte os painéis de rede 10 a 20 centímetros mais compridos do que o necessário, o suficiente para coser uma bainha no topo para acomodar as varas de madeira, essenciais para fixar e esticar a rede.

Homem a coser cortinado de rede sombreira com ponto cruz

A ideia é coser cada painel de rede tipo cortinado, com uma bainha em todo o redor, primeiro uma em cada lateral e depois uma no topo e na base, para passar os esticadores em fio de algodão e as varas de madeira, respectivamente.

Estique o painel de rede no chão e alinhave as bainhas laterais com fita cola de papel. Basta um bocadinho de 30 em 30 centímetros. Não há necessidade de coser cada lateral de alto a baixo, mais tarde isso dificultar-lhe-ia passar do fio esticador por entre as bainhas. Corte vários bocadinhos de fita com 3 a 4 centímetros e cole cada um uniformemente de cada lado. Isso ajuda a alinhar as costuras, melhorando o aspecto final do cortinado.

Para coser a rede convém utilizar um ponto que aguente uma boa força de tracção. Na marquise d’Uma vaca na varanda utilizou-se o ponto cruz (o construtor não sabe fazer mais nenhum ponto que sirva para o efeito).

Derreter e espalmar ponta de fio de pedreiro
Clique na imagem para ampliar

O fio torcido de nylon (fio de pedreiro) depois de cortado desfia-se imediatamente e é difícil de enfiar na agulha de bordar. Num bico do fogão derreta um pouco a ponta do fio e espalme-a com uma faca em cima da pedra mármore. Assim é fácil e rápido enfiar o fio na agulha.

O ponto cruz é uma boa opção mas exige alguma paciência, já que para se coser apenas 10 centímetros é necessário uma linha com cerca de 6 vezes mais de comprimento. Para aumentar a produtividade, corte meia dúzia de bocados de fio de pedreiro com 70 centímetros, derreta e espalme as pontas como explicado anteriormente. Em ponto cruz cosa as laterais do cortinado, 10 centímetros de cada vez com espaçamento de cerca de 30 centímetros.

Ponto cruz
Clique na imagem para ampliar

Quando esticado o cortinado, a bainha do topo e da base aguentam a maioria da força de tracção. Por esse motivo neste caso coseu-se a bainha com ponto cruz de uma ponta à outra, 20 centímetros de cada vez com bocados de fio de pedreiro com 130 centímetros. Alinhave o topo e a base do cortinado e repita o processo.

Fixar o topo do cortinado
Fixar cortinados na beira do tecto de uma varanda de um prédio é uma tarefa perigosa, requer muito cuidado e sentido de equilíbrio, e não deve ser executado sem sistemas de protecção. Recomenda-se seriamente a utilização de um arnês amarrado a um ponto bem seguro. Uma queda de uma altura muito elevada é mortal. Peça ajuda profissional para executar esta parte.

Cortinado de rede sombreira fixo ao tecto da varanda
Clique na imagem para ampliar

O número de camarões necessários para fixar os cortinados no tecto da varanda depende da largura destes e da resistência das varas de madeira. No caso do projecto d’Uma vaca na varanda utilizou-se 3 camarões para segurar cada cortinado de rede sombreira no tecto da varanda, um no centro e outros dois afastados cerca de 10 centímetros de cada extremidade da vara.

No topo e na base do cortinado, recorte um bocadinho de rede nas extremidades para passar o fio de algodão que servirá de esticador. Corte o fio com mais 50 centímetros relativamente à altura do cortinado. Depois passe cada fio esticador por entre cada bainha lateral.

Com o berbequim e a broca para betão de 6 milímetros faça os furos no tecto da varanda. De seguida introduza as buchas de nylon de 6 milímetros nos buracos e enrosque os camarões o mais possível, de forma a que não fique uma folga muito grande entre a vara de madeira e o tecto.

Por fim, no topo do cortinado, recorte uns bocadinhos de rede alinhados com os camarões e passe a vara por entre a bainha e os camarões como ilustrado.

Fixar a base do cortinado e esticar
No que à segurança diz respeito está livre de perigo, fazer buracos com o berbequim sentado no chão da varanda é relativamente seguro. Se quiser pode dispensar a ajuda profissional.

Tal como se fez para fixar o topo do cortinado no tecto, mas agora com a broca de betão de 5 milímetros, faça os furos no muro do gradeamento com o berbequim, ou no chão se for caso disso. Neste caso os furos laterais devem estar afastados apenas 5 centímetros relativamente ao alinhamento das extremidades da vara, e não 10 como aconteceu no tecto. Introduza as buchas de nylon de 5 milímetros nos buracos e enrosque as escápulas, deixando a ponta virada para baixo.

Como fixar a base do cortinado de rede sombreira e esticar
Clique na imagem para ampliar

Utilizando o nó simples e o engate de aperto ajustável implemente o sistema de nós como ilustrado e estique bem o cortinado.

Resultado final

Fechado todo o perímetro aberto, a varanda ficou bem mais bonita e agradável do que se esperava. O verde da rede sombreira é natural à vista e conseguiu-se criar o espaço resguardado tal como idealizado. Naturalmente a visibilidade para o exterior ficou reduzida, mas menos do que a que os cortinados da sala reduzem. Portanto à primeira vista o resultado final foi positivo.

Marquise low cost construída com rede sombreira

O tipo de rede sombreira que se escolheu não obstrui muita luz solar, aliás a luminosidade que atravessa a rede é perfeitamente suficiente para se criar uma boa horta-jardim, ou excelente quiçá. Resta saber se a nível de limpeza se consegue ou não melhorar as condições.

Espere cerca de uma semana para confirmar os resultados. Para avaliar a eficácia da rede sombreira no que diz respeito a evitar que a maioria das partículas embaladas pelo vento se instalem na sua varanda, pode sempre realizar o famoso teste do algodão.

Conclusão

A construção da marquise tinha como principal objectivo diminuir drasticamente na varanda o acumular de sujidade que deambula no ar das redondezas. Isto para se criar condições agradáveis para a prática de horticultura na varanda. Obviamente passada uma semana da instalação dos cortinados de rede sombreira verificou-se um acumular natural de pó na varanda, mas nada comparado com a imundice anterior. Parece que bem esticados os cortinados oferecem resistência suficiente ao vento para não remoinhar na varanda, o que por si só já é óptimo.

Estando abertos os cortinados da sala, quando o sol nasce os raios solares entram pela porta de sacada e iluminam todo o espaço. A rede sombreira utilizada para se fechar a varanda não obstrui muito a luz solar. Neste ponto pode-se considerar que as condições de luminosidade são boas para se cultivar vegetais, ervas aromáticas, plantas, etc. Já relativamente ao objectivo de criar um espaço algo resguardado, até ao dia de publicação deste manual não ocorreu nenhuma intempérie que permitisse retirar conclusões finais.

De qualquer forma, desde que se fechou a varanda com rede sombreira esta passou de espaço desprezado a um espaço de lazer. É reconfortante passar um tempinho todos os dias na varanda a cuidar da horta, ou simplesmente a apreciar um momento de descanso sentado num banco. Contudo, ainda não se pode considerar um ambiente propriamente acolhedor. Para isso é necessário introduzir ainda um ou outro mobiliário decorativo. Mas ler um livro na varanda já é uma opção.

Para terminar, no que diz respeito ao orçamento, tendo já à sua disposição alguma da ferramenta necessária, especialmente o berbequim, é possível construir-se uma marquise low cost semelhante à aqui apresentada com um custo inferior a 50 euros.



Última alteração efectuada a 14 de Setembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário