quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bagas de Goji

Sempre ouvi dizer que somos o que comemos. Tive uma fase na minha vida, não há muito tempo, em que andei um bocado obcecada com isso. Não ao ponto de comprar alimentos específicos só para mim nem de controlar num bloquinho o que comia durante o dia, mas tinha cuidado. Cheguei a ter uma consulta com uma espécie de doutor dos sete ofícios, especialista em nutricionismo, osteopatia, iridologia, medicina natural e mais umas quantas coisas. Andei ali um bocado à nora mas ainda tirei alguns conhecimentos proveitosos. De entre eles estão as bagas de Goji. Nunca antes tinha ouvido falar em tal fruto, mas agora parece que é a sensação do momento.


Dizem que a baga de Goji é o fruto mais completo do mundo e que tem antioxidantes em doses industriais. Uma pesquisa rápida pela Wikipédia dá logo uma ideia de quanto este fruto é poderoso. Pelo sim, pelo não, e já que ando a comprar passas disto em caixinhas, porque não semear bagas de Goji na nossa hortinha e comê-las no seu estado natural?

Nesta página explicam tintim por tintim como devemos semear estas bagas especiais. Dizem que devemos deixá-las primeiro a hidratar durante oito horas. Foi o que fizemos, deixámo-las de molho uma noite inteira. A água ficou com um leve tom avermelhado e guardámo-la para regar as sementes. Sempre são mais nutrientes que vão para a terra. Nunca se sabe.


Depois de hidratadas as bagas foi só pegar num dos nossos vasitos ultra chiques e lançá-las à terra. Depois da experiência com a sementeira da salsa semeámos as bagas de Goji mesmo à superfície da terra, porque as sementes dentro delas são mesmo muito pequeninas. Semeámos cinco na esperança de que alguma nos dará uma alegria.


Agora é só regar o vasinho com muito amor e carinho, com doses moderadas de água. Daqui a uns dois anitos talvez prove as primeiras bagas de Goji da nossa horta. A paciência é uma virtude. Só espero é que a caca de cavalo não faça crescer uma árvore tão grande que daqui a uns meses tenhamos que mudar de casa porque já não cabe na varanda.

8 comentários:

  1. Olha, optima ideia. São muito boas essas bagas e dão para inumeras coisas e receitas tb. Que ideia maravilha!...mas isso não fica assim po grande????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com um bocadinho de medo da dimensão que isto pode tomar. Mas pelo menos por dois anos acho que estamos assegurados. Nessa altura é quando começa a dar frutos por isso suponho que ainda não deva estar muito grande. Depois se ficar enorme vai ser um bom pretexto para nos mudarmos para uma vivenda com quintal :)

      Tenho que ir procurar receitas com isto. Por enquanto ando a comprá-las no supermercado e a comê-las secas como se fossem passas de uva.

      Eliminar
  2. Olá!
    Por experiência própria creio que será mais fácil tirar as sementes de dentro das bagas e seguidamente semeá-las separadamente. Semeando as bagas inteiras será complicado separar as plantas umas das outras quando estas começarem a germinar, visto cada baga ter dezenas de sementes.
    Quanto á terra, não precisa de ter muita matéria orgânica. A sementeira deve ser feita na primavera senão as plantas não desenvolvem.
    Também tenho um blog com informações e fotos de experiências que tenho feito com os gojis e outras plantas. Tenho meia dúzia de pés no quintal. É uma planta que cresce bastante. Este ano a colheita foi boa.
    Gostei do teu blog.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Realmente depois de semear lembrámo-nos desse pormenor de elas nascerem todas muito juntas. Mas agora vamos ver o que sai dali. Se não correr bem podemos sempre voltar a tentar :)
      Quanto à época de sementeira nem pensámos nisso. Estamos a experimentar agora porque como temos a varanda toda vedada com rede pode ser que se desenvolva.
      Ficámos curiosos com o teu blog. Podes deixar o endereço para darmos uma espreitadela?
      Boa continuação e vai aparecendo :)

      Eliminar
  3. O meu blog é: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/
    Toda a gente pode comentar e deixar opiniões, ideias, contar experiências, etc.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. o arbusto do goji berry, chega a 1,80 de altura por 70 cm de largura, se bem adubado, começará a produzir frutos aos 2 anos de idade. dande de 1,5 a 2 kg de fruto por pé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas informações. Não pretendemos ter uma árvore tão grande nesta varanda, por isso se começar a crescer muito teremos que arranjar forma de controlar o seu crescimento.

      Agradecemos a visita, continue a acompanhar-nos para ver o nosso Goji crescer :)

      Eliminar
  5. Realmente o único problema de as comprar desidratadas no supermercado é que vêm da CHINA e não confio nem um pouco. Agora compro frescas e de agricultura portuguesa. Também estou a pensar semear.
    Abraço e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar