segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Horta na varanda 1.1

Eis uma actualização da nossa horta na varanda. Até agora isto está a correr bem. Adquirimos duas floreiras novas e colocámo-las nos dois degraus do escadote da horta que faltavam preencher. Agora já dá uma ar de socalcos, pequenino mas dá.

Horta na varanda versão 1.1
Clique na imagem para ampliar

O marido deu às novas floreiras exactamente o mesmo tratamento que à primeira para estas não ficarem desenquadradas do estilo de decoração que adoptámos, o shabby chic. Não é que tenha necessariamente que ser assim, apenas gostamos do aspecto da coisa e por unanimidade decidimos decorar as floreiras todas do mesmo modo. A parede tem um tom creme clarinho, o chão um creme escuro e a rede sombreira um verde musgo, tudo muito shabby, por isso achámos melhor carregar um bocado no branco para dar mais brilho à varanda, numa tentativa de acrescentar o chic e criar um contraste que destaque a verdura.

Um calhau na horta O cacto de estimação Espinafre à sombra do morangueiro

Em jeito de retrospectiva começámos por semear uma carradona de sementes de espinafre na primeira floreira. Salsa a mesma coisa, mas semeámo-la em dois vasos pequenos e plantámos também num terceiro vaso como plano B. Está tudo a crescer bem e já desbastámos as culturas. Recentemente substituímos a salsa semeada num dos vasos por Goji e estamos a aguardar rebentos. Numa das novas floreiras plantámos morangueiros. A outra ainda está em standby para receber a próxima hortícola.

Em termos de decoração foi também acrescentado o gavetão com os puxadores feitos de fio de algodão na parte de baixo dos degraus. Pessoalmente acho que ficou muito mais giro assim e mais funcional também. Está um mimo.

Como vamos dar mais seis amiguinhos aos três vasos que decorámos com tecido, o próximo passo a nível da decoração será implementar uma estrutura que permita suportar os nove vasos na vertical, a fixar na parede por cima dos degraus. O espaço é tão diminuto que temos que arranjar forma de fazer render a varanda e conseguir ter o máximo de culturas por metro quadrado.

Temos também que pensar que mais hortícolas nos darão jeito ter sempre à mão. Agora todo um novo mundo de oportunidades se abriu perante os nossos olhos. É preciso semear na floreira que está em pousio e nos vasos que aí vêm. Ai credo, que canseira.

Sem comentários:

Enviar um comentário