quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Já nasceram os tomateiros

Faz uma semana e meia que decidimos semear tomateiros na nossa horta de varanda. Ainda nos demorámos um bocado a decidir porque eu sempre quis ter tomate cherry na minha horta, mas a família aconselhou-nos a semear outra qualidade de tomate. Supostamente um tomateiro cherry dá muita rama. Como não percebemos muito disto acabámos por concordar. Semeámos uma espécie de tomate que, a bem dizer, não sabemos bem qual é. Desconfiamos que seja coração de boi.


Este é o aspecto com que os tomateiros estão agora. Lindos. O cacto que está ao lado tem andado a aparecer nas fotografias mas já me anda a fazer uma certa espécie. Anda meio mirrado, nem sabe se viva, se morra. Não tarda vai de vela.


Cinco dias após semearmos os tomateiros, ao final da tarde, fomos averiguar os progressos da sementeira e parecia que estavam a começar a brotar da terra. No dia seguinte por volta da hora de almoço já estavam enormes. É impressionante como uma coisa tão simples nos proporciona imagens tão bonitas. Adoro ver os rebentinhos a nascer. Tudo nasce de repente nesta varanda. Acho que o pior é depois continuarem a crescer a bom ritmo.


Sete dias passados da sementeira e os tomateiros já atingiram quase o mesmo tamanho que os espinafres. E os espinafres já foram semeados há um mês! É o que eu digo, nascer tudo nasce, mas depois crescer que é bom nada. Estou para ver se estamos com tanto trabalho e não consigo fazer nem uma saladinha de tomate à conta da nossa horta.

2 comentários:

  1. Não é suposto os tomateiros serem plantados na primavera? com o frio (pelo menos no Porto) os tomareiros não aguentam o inverno (mesmo dentro de casa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas a ideia é testar as potencialidades de cultivo da varanda. Por isso estamos numa onda de experimentar semear já o que nos dá mais jeito, mesmo que possa correr mal. Porreiro teria sido começar o blogue pouco antes da primavera, mas só nos deu para isto agora. Pelo menos assim é mais desafiante e logo mais interessante.

      Obrigado pela questão e vai passando para veres até quando se aguentam os tomateiros :)

      Eliminar