quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tomate cherry é má ideia

Na nossa horta já temos três floreiras lindas. Duas delas já estão a fazer o seu trabalho, por isso a terceira não podia ficar muito tempo à margem. Depois dos espinafres, da salsa e dos morangos, temos agora tomates, a próxima hortícola eleita para habitar na varanda. Para as saladinhas cá de casa. Mas se correr mesmo bem ainda arrisco a fazer doce de tomate, também.

Tomate

A minha primeira ideia foi semear tomate cherry que é o mais pequenino e mais gourmet. Sempre tive um desejo secreto de fazer saladas com este tomate. É só cortar ao meio e ficam lindos. Mas a verdade é que não sou grande fã de tomate e só há bem pouco tempo é que comecei a comer uma rodelinha fininha às refeições, cortada aos bocadinhos e misturada com a outra comida, assim meio disfarçada.

Quando pedimos opinião à família acerca do nosso desígnio disseram-nos logo que era má ideia. O tomate cherry dá muita rama e pouco fruto, logo não é boa ideia plantá-lo na varanda. Acho que só com a varanda a abarrotar de rama de tomateiro é que teríamos uma boa colheita de tomates. E isso não queremos. Por outro lado um tomateiro "normal" cria menos rama e pode ser que resulte.

Aproveitar semente de tomate coração de boi Semente de tomate a secar num bocado de papel

No meio dessa conversa o padrinho do meu marido disse que tinha tomateiros no quintal e que costuma guardar as sementes. Claro que o marido aproveitou logo para aprender. Na verdade não tem muito que saber. Escolhe-se um tomate maduro, neste caso da variedade coração de boi - atenção que tem que ser amadurecido no tomateiro, não convém ser daqueles tomates de supermercado que são apanhados ainda verdes e depois amadurecidos ao Deus dará - corta-se ao meio e tiram-se as sementes com uma faca para um bocado de papel. O padrinho aproveita o papel dos sacos de farinha para os animais. Depois é só deixar secar naturalmente para perder a humidade e guarda-se até à próxima sementeira.

É o que vamos fazer porque esta semente ainda está verde!

4 comentários:

  1. Queridos amigos, tenho um tomate cherry no terraço e dá quantidades industriais !! aconselho vivamente...mas os outros também são bons mas como eu adoro tomate cherry !
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós estamos com mais medo é do tamanho da rama. Vimos um no quintal do padrinho dele e pareceu-nos grande demais para ter na nossa varandinha de três metros quadrados. Não queremos que um tomateiro roube espaço e ar às outras hortícolas. O que acha? O seu tomateiro cherry não ganhou muita rama?

      Eliminar
    2. O segredo é ir cortando pois cresce muito, assim ele dá mais tomate e tem menos rama, o meu nunca passou dos 40 cm de altura e de diâmetro e deu tomate o verão todo !
      bjs

      Eliminar
    3. Pois, eu bem me parecia que era assim. Por agora vamos experimentar estes que trouxemos que desconfio que sejam coração de boi. Mas não vou desistir de ter os cherry. Obrigada pela dica :)

      Eliminar