terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que semear na horta vertical?

Agora que temos o nossa horta vertical pronta com nove vasos super giros surgiu-nos uma pequenina dúvida. Uma coisinha assim sem grande importância. O que vamos semear nos vasos vazios?

Em três dos nove vasos já habitam culturas, dois têm salsa e um tem Goji. No entanto um dos vasos que agora tem salsa vai ter que alojar outra erva aromática lá mais para a frente. Queremos uma horta vertical o mais diversificada possível. Por enquanto ainda estamos na expectativa de ver qual a salsa que se dá melhor, se a que foi plantada ou a que foi semeada. Também se pode dar o caso de nenhuma das duas se dar bem. A salsa cria uma raiz comprida e já ouvi dizer que por isso a salsa não gosta muito de vasos. É verdade que neste momento estão as duas um bocadito murchinhas. Mas com este tempo nublado e chuvoso, quem não está?

Sendo assim, temos seis vasos decorados e preparados com argila expandida, manta geotêxtil e substrato universal, prontos a receber o que quer que decidamos a plantar. Como sou uma naba tanto em agricultura como na culinária, as minhas necessidades mais urgentes ao nível da horta eram, e passo a enumerar... salsa. Ela plantada já está, mas daqui até fazer uma refeição com ela é outra história. Ou seja, como não tenho mais nenhuma erva aromática que me faça mesmo muita falta, vou inventar um bocadinho. Só para variar.

Assim de repente o palpite que mando para o ar passa por hortelã, manjericão, alecrim, cebolinho, cidreira, malagueta e tomilho.

Hortelã

A hortelã porque é uma referência da minha infância, sempre existiu em casa dos meus pais, hei-de-lhe arranjar alguma utilidade.

Manjericão

O manjericão porque no último casamento a que fomos alguém me disse que utiliza muito em massas e que fica espectacular.

Alecrim

O alecrim porque, além de fazer um vaso muito bonito, já vi muitas receitas de porco com alecrim e tenho curiosidade em experimentar.

Cebolinho

O cebolinho para fugir à cebola aqui e ali, principalmente em saladas.

Cidreira

A cidreira para os chás cá de casa.

Malagueta

A malagueta porque o marido quer experimentar em vez do piri-piri em pó que uso agora (cá para mim vai dar asneira).

Tomilho

O tomilho porque comprei um frasco de folhas secas para usar de vez em quando e gosto da ideia de o usar acabadinho de colher.

Não faço ideia se agora é altura de semear alguma destas ervas aromáticas, mas também não nos temos preocupado muito com isso. Tem sido semear e ver no que dá. Tipo cientista louco. Vou então só ali tratar de providenciar as sementes de todas as ervas e mais algumas e já volto com mais experiências. Enquanto esperam, os nossos queridos leitores têm alguma sugestão?

Sem comentários:

Enviar um comentário