terça-feira, 9 de outubro de 2012

Horta vertical: caixilho para emoldurar os vasos

Com os degraus e o arquibanco, o espaço no chão da varanda já vai sendo pouco. Chegámos ao ponto em que temos que construir uma estrutura para expandirmos a nossa horta na vertical. Como já sabem, o marido teve uma ideia luminosa para um painel que suportará nove vasos pequenos. Entretanto rabiscou num papel o que tinha na cabeça para eu entrar também no espírito. Claro que antes de iniciado, o projecto tinha que ter a minha aprovação. Em apenas dois segundos de análise chegámos a uma conclusão, a obra é para avançar.

Para a construção da estrutura pareceu-nos que o ferro seria o melhor material, é bastante resistente e enquadra-se bem no estilo de decoração Shabby Chic. Só temos que ter atenção aos pormenores de acabamento, apesar de que ainda não sabemos bem qual o melhor aspecto a conferir ao ferro. Mas por agora as prioridades são outras e este meu construtor não percebe nada de soldar, por isso desta vez pediu ajuda ao irmão para construir um caixilho para emoldurar os vasos.

Combinaram um dia e foram os dois comprar o ferro, os eléctrodos de soldar e não sei que mais. Quando dei por ela já estava o meu cunhado com as mãos na massa.

Soldar ferro com um aparelho de soldar

Foi vê-lo soldar, rebarbar e fazer essas coisas todas de serralharia de que, como imaginam, eu percebo peva. Se não fosse ele estávamos bem arrumados. O que vale é que temos uma família de gente habilidosa. O marido lá ia perguntando em que é que podia ajudar, mas aquilo não era a praia dele.

Rebarbar o excesso de solda nos cantos da moldura Aparar os pequenos ferros de ligação da moldura ao caixilho

Usaram tubo zincado rectangular para a moldura e um outro quadrado, mais fino, para fazerem as ligações ao caixilho do quadro. Este último foi feito de cantoneira. Para quem não sabe, que era o meu caso, cantoneira é uma peça de metal que tem a forma da letra L, criando um canto (aahhh) em todo o seu comprimento. Ela pode servir para protecção ou reforço de outro material que lhe fique adjacente. Neste caso servirá para encaixar e fixar um painel de madeira que ainda vamos fazer. Essa vai ser outra...

Caixilho de metal para emoldurar o quadro de vasos da horta vertical

E pronto. Aqui temos o resultado final do caixilho do quadro de vasos que formará parte da nossa horta vertical. Ainda foram umas horas valentes de volta deste menino, mas acho que ficou mesmo giro. Obrigada cunhado! Agora falta o painel de madeira que vai agarrar a esta estrutura e uma série de argolas para suportar os vasos. Depois disso ainda temos que pôr o conjunto todo tão bonito quanto o que já temos na nossa varanda.

2 comentários:

  1. Espetacular! Por acaso confesso que estava curioso para saber afinal qual era a ideia para o suporte dos vasos.

    Continuem com o vosso blog. Dá mesmo prazer a ler. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta juntar o painel de madeira e as argolas para os vasos, mas acho que no fim vai ficar bem giro.

      Obrigada pela força. Escrever todos os dias tem muito que se lhe diga. Ficamos contentes por estarem a gostar :)

      Eliminar