sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Praia fluvial de Olhos de Fervença, Cantanhede

Com este post iniciamos a rubrica passear comigo [amar e ser feliz] - como no êxito de 1983 dos Broa de Mel - e vamos de bicicleta com Uma vaca na varanda até à praia fluvial de Olhos de Fervença, concelho de Cantanhede. Mas calma! A parte de pedalar só têm que imaginar que eu já pedalei tudo.

Pela altura das comemorações da Implantação da República, 5 de Outubro, feriado pela última vez, participámos num passeio de bicicleta lá da terra de onde vim. Ainda pensei levar o miúdo de bicicleta numa cadeirinha - a mulher não porque já é grande - mas ele ainda não se consegue sentar lá muito bem, por isso fui sozinho na minha mula de duas rodas. E que mula meus amigos! Arrumou comigo a safada.

Monumento dádiva dos deuses

Então, para não variar, os que apareceram para pedalar não foram muitos - até podia dizer que foram poucos, mas assim parece que foram mais - todos ciclistas de fim-de-semana, especialistas em voltas de 1 a 2 quilómetros. Excepto eu, claro, que nem isso faço. Noutro tempo talvez conseguisse fazer o percurso sem suar, mas agora... O que me valeu foi o carro vassoura.

Todos de bicicleta estrada foraCarro vassoura

Obviamente, pelo caminho não resisti a fotografar tudo o que achei interessante a nível de agricultura e afins. Adivinhem lá o quê? Espigas de milho, mais milho e abóboras-meninas. Mas desta vez a festa foi diferente, abóboras gigantes empurradas de carrinho pelo zé povinho. É caso para dizer "e esta heim"! Outra cena que me chamou a atenção e que também tem qualquer coisa de irónico, foi duas mulheres, uma num tractor e outra com um engaço, a armazenar silagem para sustentar os animais durante o inverno que se avizinha.

Espigas de milhoMilho
Brasão da bandeira portuguesaCarro de mão cheio de abóboras-meninas
Duas mulheres a armazenarem a silagem

Ao fim de mais de duas horas a pedalar, sempre a perguntar de cinco em cinco minutos "já chegámos?", lá alcançámos o quilómetro mais desejado. Finalmente estávamos na praia fluvial de Olhos de Fervença e mesmo a tempo da hora de almoço, que já estava bem encaminhado pela equipa de apoio. Dirigimo-nos todos para o parque de merendas que tem um grande alpendre no centro, coberto de uma planta trepadeira e fica anexo a um parque infantil. Amarrei a mula a um pinheiro e pus-me a jeito de encher a barriguinha. Escusado será dizer que para comer apareceram muitos mais.

Alpendre do parque de merendasFolhas verdes de uma planta trepadeira
Parque de merendasParque infantil
Bicicleta de montanha para a prática de freeride/downhill

Depois de almoço fui mostrar o espaço à fofuxa. A nascente de Olhos de Fervença que, segundo um senhor que parecia entendido na matéria, abastece de água o concelho de Cantanhede, Mira e Montemor-o-velho, e talvez ainda outros limítrofes. Ora bem, o que a nascente abastece ao certo não sei, mas a avaliar pelo parque de lazer, pelo palco de espectáculos, pelo jardim e pela represa, o espaço é grande o suficiente para divertir o pessoal de todas essas terras.

Nascente de Olhos de Fervença
Parque junto à nascentePalco de espectáculos
Represa da praia fluvialVista da praia fluvial para o jardim

Realmente já não me lembrava que a praia fluvial de Olhos de Fervença é um sítio de lazer bem porreiro.
- Nem agora, nem no tempo de namoro que nunca cá me trouxeste!
- Deixa lá, trouxe-te agora. E se Deus quiser, havemos de cá voltar para o ano, para o miúdo brincar na água, que esta praia é muito fixe para os mais pequenos.
Foi o que alguma da malta fez, aproveitou e deu um mergulho lá mais para a tardinha. Eu não. Comi tanto que não consegui fazer a digestão antes de ser horas de voltar para casa. Em vez disso aproveitei para fotografar os olhos de água e a natureza envolvente.

Olhos de águaBolhas de ar na superfície da água
Libelinhas a acasalarPormenor de uma erva junto à nascente

Gostaram do passeio? Eu também, mas depois ainda tive que puxar pela mula mais uma carrada de quilómetros até a casa.

1 comentário:

  1. Sim, Olhos de Fervença é um sitio bom para fazer um churrasco, tomar um banho e descansar debaixo de uma árvore. :p

    ResponderEliminar