segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tomates quê?

O marido falou com a mãe dele e ela tinha semente de tomate já pronta a semear. Sempre vamos avançar com a sementeira.

Tomate coração de boi

Só cá para nós ainda bem que a semente do tomate coração de boi está verde. Não acho muito boa ideia semear esta variedade de tomate na varanda, além do tomate cherry pelas razões enunciada no post anterior. Primeiro porque o nome coração de boi faz-me alguma espécie e depois porque os tomates desta variedade são enormes. Um tomate desses era capaz de me dar para meia dúzia de saladas. Ainda para mais, com o peso que eles devem ganhar não sei se o tomateiro se ia aguentar firme e hirto na floreira quando esta só tem 15 centímetros de altura de terra. De resto pode vir qualquer tipo de tomate. Desde que no final saiam vermelhos é-me igual, marcha tudo.

Semente de tomate seca num bocado de papel Retirar semente de tomate do papel com uma faca Semente de tomate na palma da mão

Pontaria do caraças, o papel que a minha sogra nos arranjou com semente de tomate não tem nada escrito. Agora vamos semear uma variedade de tomate que não temos a certeza de qual é.
- Ao menos sabes de que tipo de tomate é a semente que a tua mãe te deu?
- Não sei bem qual é a variedade... deve ser um qualquer vermelho!
Boaaaaa! Adiante.

Semear tomate Tapar as sementes de tomate com um pouco de terra Regar um pouco depois de semear

A experiência da sementeira da salsa, que foi um bocado dolorosa, serviu para aprendermos que quando as sementes são muito pequenas querem muito pouca terra por cima. Sim, é básico. Mas na altura não nos lembrámos desse pormenor. Chamem-nos nabos. Estamos a aprender. E por termos aprendido, agora com as sementes de tomate, o marido só as salpicou com um bocadinho de terra por cima. Depois usou o seu sofisticadíssimo regador-medidor para saber a quantidade exacta de água que lhes dera.

Agora é ir regando com carinho e esperar pelas novidades. Já posso dizer que tenho as três floreiras plantadas. Estamos uns agricultores feitos. Que orgulho!

3 comentários:

  1. semeei tomateiros deram tomates pequenos mas no pacote eram grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, às vezes acontece. Isto agora é tudo aldrabado. Nós nem direito tivemos a pacote para referência, vamos ter que esperar para ver. Se nascerem pequenos já vai ser bom, é sinal que nasceram :)

      Obrigado.

      Eliminar
  2. Gosto da informaxao ak colocada mas, vou logo informando que nos precissamos de algo masis concrecto em relacao a sementeira do tomate como planta e nao de detalhes que nao ajudemm a tratar e solucionar o nosso problema

    ResponderEliminar