sexta-feira, 24 de agosto de 2012

É tudo muito lindo, mas afinal o que vamos plantar?

Milheiral

Com tantas decorações e limpezas andamos a esquecer-nos do que realmente importa: a nossa horta! Já temos a varanda com as condições climatéricas e de limpeza ideais, e temos os vasos decorados a preceito - só temos um pronto, mas os outros para lá caminham - para receber as primeiras plantações. Nesta fase só falta mesmo decidir um pequenino pormenor, que hortícolas, leguminosas e outros vamos querer plantar na nossa horta. Pus-me a pensar, a pensar, a dar voltas à cabeça...
- Oh mulher, não penses mais. Vamos plantar milho até ao tecto!
- Milho até ao tecto! Mas porquê?
- Para alimentar a vaca, para mais é que havia de ser?
Ora o milho pode ser usado em variadíssimas receitas culinárias como o arroz de milho, a massaroca ou a pipoca. As barbas de milho fazem um belíssimo chá que é óptimo para os rins. É verdade que também serve para encher a barriga dos animais ruminantes como a nossa vaquinha, e pode perfeitamente ir até ao tecto que a varanda do andar de cima não fica assim tão longe quanto isso. Até que tem o seu interesse, o miúdo podia brincar às escondidas com os pais por entre os pés de milho e tudo.

Pois, isto é tudo muito giro mas se calhar esta ideia de plantar milho até ao tecto não é a mais recomendável para quem, como nós, quer que a horta sirva de complemento ao que temos que comprar todos os dias no supermercado para fazer as refeições. E depois não me está a apetecer muito enfardar massarocas todos os dias ao jantar. Pronto, toca a riscar da lista e a pensar em alternativas. Assim de repente, estou a lembrar-me de umas ervitas aromáticas como salsa, hortelã, mangericão, alecrim, cidreira e cebolinho. Só isto já me vai encher seis vasitos. Mas ainda queria plantar coisas mais substanciais como espinafres, tomates e morangos mas isso tem que ser numas floreiras ou algo assim para o maiorzito. Ai, que agora me veio à cabeça a senhora do matacão de três quilos, credo!

1 comentário:

  1. Com as tempestades na América o preço dos cereais aumentou(http://bit.ly/Qid6jX), e como vocês dispõem de uma varanda com as "as condições climatéricas e de limpeza ideais", eu acho que deviam ponderar melhor a ideia do milho.

    ResponderEliminar