Voltando ao assunto do costume, já estou um bocadinho farta de pesquisar sobre as ervas aromáticas que quero plantar nos vasos da horta vertical. Em todas as pesquisas encontro sempre a lengalenga de que é para semear na Primavera. Era um bocado de prever, mas mesmo assim é chato. De qualquer forma, como já só falta falar sobre a última erva aromática da nossa lista, vamos lá a isso para ficar tudo despachadinho. Hoje é a vez do Tomilho.
Ora bem, o tomilho requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor
período para plantação desta erva aromática é na Primavera - credo, quem diria - gosta de sol e resiste
muito bem a tempo seco, o excesso de água pode queimar-lhe as folhas de
baixo e dar-lhe um bocadinho cabo da saúde [1].
Actualmente uso o tomilho seco em guisados, mas pode ser usado em carnes, peixes, verduras, queijos, saladas, molhos e
legumes [2]. Nunca associei tomilho com bebidas mas parece que é um must nesta área. O Martini parece ser o favorito, mas depois há os licores Bénédictine ou de Singeverga [3]. Este último dizem que é português. Desconheço. Na culinária o tomilho pode dar a sensação de que um cozinhado ficou ligeiramente insosso, por isso devemos ter cuidado para não abusar no sal à conta disso [4]. Aqui está uma boa solução para um prato que fique ligeiramente salgado. Umas folhinhas de tomilho e está a coisa disfarçada.
Para as mulheres que passam aquela altura do mês movidas a ben-u-rons, trifenes, brufens e outros que tais, pode estar aqui uma alternativa super natural. Mesmo que não apague a dor é capaz de atenuar. Ou então, ser só efeito placebo, não sei. Mas dizem para fazer uma infusão concentrada com duas colheres de chá de tomilho por litro de água [5]. Para os que andam mais deprimidos com estes dias frios e cinzentos tenho aqui outra dica: um banho de imersão com um raminho de tomilho. Diz que é um revigorante físico e mental [6].
E pronto. Terminam assim as minhas pesquisas ao nível de ervas aromáticas, pelo menos por agora. Isto parecendo que não, ainda dá um trabalhão. Agora é hora de relaxar no quentinho do lar, iniciar os preparativos natalícios - que já deviam ter começado - e, mesmo em tempos de hibernação, tentar cultivar alguma coisa na nossa horta-jardim de varanda.
[1] Tomilho – Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomilho.
[2] Tomilho, uso culinário - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-uso-culinario.
[3] Tomilho, erva aromática - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-erva-aromatica.
[4] Tomilho, dicas - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-dicas.
[5] Tomilho, aliviar dores menstruais - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-aliviar-dores-menstruais.
[6] Tomilho, anti-depressivo - nPlantas. http://nplantas.com/tomilho-anti-depressivo.
Imagens de: Waters Fine Foods and Catering, Sabor Intenso, Green Basket, Minha Filha Vai Casar, The Cilantropist, Doka Bath Works.
Parabéns pelo seu blog e sobretudo pela boa disposição que transmite com as suas palavras!
ResponderEliminarEu adoro ervas aromáticas, tenho tipo uma fonte que é só destinada a elas, e por isso, a propósito do tomilho, quero aqui aconselhar o Tomilho de Limão, é ÓPTIMO num peixinho no forno :)
Beijinhos e um Feliz Natal pa vocês
Obrigada pelo apoio e pela sugestão. Vamos ver que opções de tomilho encontramos. Feliz Natal!
Eliminar