terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tabuletas para a horta: preparação da matéria-prima

Só não adivinho o euromilhões. Olha a bela da palete! Acho que enquanto as benditas paletes durarem o senhor meu esposo vai encontrar sempre utilidades para elas. Mas é bom, assim anda entretido. Mostrei-lhe as sugestões que encontrei para as tabuletas da nossa horta e ele ganhou logo inspiração. Vamos criar uns exemplares dentro do conceito shabby chic, completamente artesanais e com o nosso gosto pessoal. Estas tabuinhas e pauzinhos que aqui vêm são muito giros mas ainda deram algum trabalho ao nosso construtor de plantão.

Monte de plaquitas de madeira e pauzitos

Ora então, para criar as finas placas de madeira o engenhocas apoderou-se do torno do irmão e do serrote do padrinho, e refiou uma ripa de palete em folhas de cerca de 3mm de espessura. Muita paciência e jeitinho... Eu já só estava à espera de o ver agarrado à mão a gritar para ligar para o 112. Mas vá lá que não.

Depois procurou uns paus no monte da lenha e encontrou um ramo seco de oliveira. Pegou nele e raspou-o com uma faca para ficar com um aspecto mais uniforme e bonito. De seguida - estava eu ainda a digerir o facto de ele ter serrado uma ripa de palete com 3mm de espessura - sacou de um serrote mais maneirinho e serrou ao meio o pequeno pau. Parecia que estava mesmo a pedi-las. Mas vá lá que até tem algum jeitinho. Ainda hoje me pergunto como é que eu desencantei um marido com tanta paciência para estas coisas.

Refiar ripa de palete com um serrote
Raspar casca de um pauzito com uma facaCortar pauzito ao alto com um serrote

Bom, acho que ele já tem aqui material suficiente para criar umas placas de identificação bem jeitosinhas para a nossa horta. Agora é só juntar todas as peças. Mas bolas, tudo isto foi só para preparar a matéria-prima! Nunca pensei que a construção de umas simples tabuletas para identificar as hortícolas desse tanto trabalho. Oh paciência!

2 comentários:

  1. Olá...

    Uma boa ideia tornada realidade com materiais acessíveis. O único inconveniente que eu vejo é a madeira, em contacto com a terra, apodrecer rapidamente, a menos que as pequenas placas sejam embebidas em um produto protector, tipo Bondex, ou Cuprinol incolor. Não é muito natural e biológico, mas não vem grande mal. Eu uso placas de xisto onde escrevo o nome da planta. Mas tenho facilidade em as arranjar no Alentejo.
    Parabéns pelo blog e não o deixe morrer...

    Jardineiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Como a estaca é feita de ramo de oliveira e foi envernizada, acreditamos que demore muito até apodrecer. Mas vamos vendo com o tempo o que acontece.

      São testemunhos como o seu que nos fazem continuar a escrever todos os dias. Não é nada fácil, mas enquanto conseguirmos vamos manter o ritmo.

      Obrigada e continue connosco :)

      Eliminar