sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alecrim aos molhos

Como não há duas sem três, hoje vou saber o essencial sobre o alecrim. Nunca foi uma erva que aromatizasse as refeições cá de casa nem as de casa das nossas famílias. Mais um motivo para experimentar, não é? Já que embarcámos nesta aventura louca, vamos ser rebeldes e experimentar novos temperos!

Alecrim

Ora bem, a primeira coisa a saber é quando se pode semear ou plantar o Alecrim. E adivinhem lá quando? Na Primavera ou no Verão, pois então! Assim estamos mal. Como se já não bastasse isso, dizem que se for semeado demora eternidades para se ver qualquer coisinha, portanto deve ser reproduzido através de mudas [1]. Mas eu acho que já disse que ninguém mais chegado usa disto, não já? Haverá alguém por aí que, lá para a Primavera, tenha alecrim para troca?

Bom, vamos ver se o resto são melhores notícias. No que à rega diz respeito, o alecrim não gosta de muita água. Em [2] diz que devemos regar apenas uma vez por semana e em [1] diz que é quando o solo estiver seco a dois centímetros de profundidade. O que deve ser mais ou menos o mesmo. Ou seja, do mal o menos, pelo menos com este arbusto vou poupar na água.

Marinada de alecrim e alho para bifesPolvo à lagareiro com alecrim
Spritzer de alecrim e pêssegoMolho de alecrim e feijão branco
Focaccia com alecrimGeleias ornamentadas com ramos de alecrim

Em termos culinários, a única aplicação do alecrim de que já ouvi falar é no churrasco, espalhando a erva sobre as brasas do carvão. Nunca experimentei, mas é uma das coisas a experimentar. Claro que existem muito mais formas de o utilizar. O tempero de saladas, pratos de peixe e de carne, doces e licores são apenas alguns exemplos. Juntamente com o tomilho e a segurelha, o alecrim faz parte das famosas ervas de Provença (mistura de ervas francesa) [3]. Porreiro, também quero cultivar tomilho. A segurelha e eu é que ainda não fomos apresentadas, será mais uma a investigar.

Relativamente a mezinhas caseiras, parece que o alecrim é óptimo para melhorar as funções cerebrais, combater a fadiga mental e física. Olha boas notícias! Com o tanto que esta família tem para fazer todos os dias acho que vamos começar a andar com um termo de chazinho de alecrim debaixo do braço. Para fazer o bendito chá é só ferver meio litro de água e colocar uma colher de chá de folhas de alecrim. Cobre-se durante dez minutos e depois toma-se entre refeições [4].

E pronto, já chega. Aprendi muito com isto tudo, mas a verdade é que estou chateada por termos que esperar pela Primavera para cultivarmos alecrim na nossa horta. Bolas. Por este andar não vamos conseguir ter nenhuma das ervas aromáticas que quero tão cedo. Acho que o melhor é fazer a pesquisa no sentido inverso: saber o que se pode plantar no Outono e Inverno. Não muita coisa, suponho...


[1] Alecrim – Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim.
[2] Chambel T. (05/2012). Um jardim para cuidar, pp. 205. Ed. 1. A Esfera dos Livros, Lisboa.
[3] Alecrim, propriedades aromáticas - nPlantas. http://nplantas.com/alecrim-propriedades-aromaticas/.
[4] Alecrim, propriedades medicinais - nPlantas. http://nplantas.com/alecrim-propriedades-medicinais/.

Imagens de: TodaEla, The Woodside Kitchen, foodwithameaning, Cafe Lynnylu, One Small Patch e Claudiaroma.

2 comentários:

  1. Consegues ter alecrim de imediato se conseguires algumas estacas, só terás de o colocar na terra a estaca poderá ter cerca de 10 a 15cm depois é ir regando e entretanto vai ganhar raiz...eu tenho muito e este ano já coloquei mais estacas, gosto do alecrim no coelho, fica uma delicia e dá um cheirinho bom:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Como aconselham a plantar na Primavera ou no Verão já estávamos a colocar o alecrim de parte até lá. Mas se calhar ainda vamos experimentar.

      Obrigada pela visita :)

      Eliminar