quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Isolando as tabuletas

Recentemente criámos umas tabuletas para identificar as culturas da nossa horta de varanda. Entretanto, o nosso seguidor Jardineiro do Rei teve a amabilidade de nos advertir para a possibilidade da estaca das tabuletas apodrecer rapidamente com a humidade. E já sabem como o meu homem é. Aquilo ficou-lhe entalado e teve que arranjar solução para salvaguardar o trabalho todo que teve com as tabuletas.

Tabuletas com as estacas isoladas

Desde que nos casámos que tive que aprender a conviver com tralhas e coisas de gajo que para mim não serviam para nada, mas que ele diz sempre que são indispensáveis a qualquer chefe de família para pequenos arranjos e improvisos domésticos. Com o tempo tenho ficado mais tolerante com essas tralhas que teimam em atravessar-se no meu dia-a-dia, pois já percebi que dá mesmo jeito ter algumas por perto. É o caso da manga retráctil. Mais outro termo que só conheci graças ao marido. Aquilo é uma espécie de tubo preto de borracha que se compra de vários diâmetros. Ele comprou para as suas invenções ao nível da electricidade. Quem diria que agora iam dar jeito também para a agricultura.

Manga retráctil preta de vários diâmetros
Retrair a manga no bico do fogãoIsolar o bico da estaca com fita adesiva

Foi só procurar uma manga retrátil com um diâmetro ligeiramente maior do que o da estaca da tabuleta e cortá-la no comprimento certo. Depois o marido aqueceu-a no fogão. Com o calor a manga vai encolhendo e fica justinha ao que tem por dentro - as coisas que eles inventam - depois enrolou a ponta que se espeta na terra com fita isoladora. Não sei se vai evitar por completo que a madeira apodreça, mas de certeza que é uma ajuda. Logo veremos se as estacas das tabuletas se aguentam firmes e hirtas.

Sem comentários:

Enviar um comentário