quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Experiência com o alecrim

A plantação de alecrim ficou um bocado em standby quando procurei informações sobre este arbusto e percebi que o aconselham plantar só lá para a Primavera. Entretanto, a nossa seguidora Empresária de Sucesso brindou-nos com a sua visita e deixou uma dica que me ficou atrás da orelha. Ela disse que desde que se arranje uma estaca com 10 a 15 cm pode-se colocar a pegar na terra em qualquer altura. Assim, sendo nós, um bocado inexperientes nestas andanças, resolvemos seguir o seu conselho. Só temos um pequeno problema, quem é que terá alecrim que nos possa dispensar um raminho?

Ramo de alecrim

Ora nem mais, lá fomos nós outra vez ter com o padrinho dele. Coitadinha daquela família, estamos a assaltar-lhe o quintal e o jardim. Primeiro as sementes de salsa e de espinafre, depois foram os morangueiros e agora alecrim. Para não falar do último dia da mãe. Como neste ano foi a primeira vez que comemorei este dia, o maridinho achou que eu merecia um presente especial. Então lembrou-se de ir ter com a tia para fazerem um raminho de flores às custas do jardim dela! Vai na volta e fez um para mim e outro para a mãe dele. O que vale é que foram raminhos pequeninos senão ficava ela com o jardim deserto. Mas foi um gesto fofo e que vou recordar.

Alecrim a pegar num vasoAlecrimAlecrim a pegar num frasco com água

Voltando ao alecrim, trouxemos duas estacas com mais de 10cm dentro de um frasco de vidro com água e sem tampa. Tendo em conta que é uma hora de viagem de casa do padrinho para a nossa, estava mesmo a ver que chegava a casa com o alecrim seco e o carro encharcado. Mas vá lá que não.

E agora, como é que se plantam estacas? Li algures, mas em relação à hortelã, que se deixarmos as estacas em água durante duas semanas a ganharem raízes depois é mais fácil fixá-las na terra. Para o alecrim não deve ser muito diferente, certo? Mas como o marido é impaciente colocou logo uma das estacas de alecrim num vaso com terra. A outra ficou no frasco com água por enquanto. Qual das abordagens resultará melhor? Estou curiosa para ver o que vai acontecer com o alecrim do frasco com água.

Logo veremos o que esta experiência com o alecrim dá. O pior que pode acontecer daqui a uns tempos é voltarmos à estaca zero, um vaso vazio.

4 comentários:

  1. Olá... Bom dia.
    O Alecrim pode perfeitamente ser enraizado no Outono ou no início da Primavera. Deve é ser protegido do frio, colocando-o num local abrigado com meia luz mas sem sol directo. Numa o enraizei por mergulhia na água. Faço isso com plantas herbáceas, tipo hortelã. Também pode ser propagado por mergulhia em terra, para tanto basta que uma parte de um ramo do Alecrim entre em contacto com a terra. Em pouco tempo cria raízes e pode ser separado da planta mãe. Por semente também é possível no início da Primavera, mas a germinação é tão lenta que não compensa a espera.

    Jardineiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu testemunho. Resolvemos experimentar agora, vamos ver se corre bem. Colocámos um em água para vermos o que acontece por termos ouvido que se faz isso com a hortelã. Provavelmente com o alecrim não acontece nada...

      Obrigada pela visita. Continue connosco :)

      Eliminar
  2. Olá o que eu me riu no bom sentido claro está com as vossas peripécias:)
    A estaca que tens dentro de água eu aconselho a colocares também na terra, se não acaba por apodrecer...pelo que me parece ao ver o seu tamanho podes dividi-la em 2 e nem a propósito hoje fui ver as minhas estacas e estão lindas :)
    Atenção a terra nunca deve estar muito encharcada e os vasos têm que ter furo no fundo...
    Boa sorte, não desistam e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que levamos boa disposição a quem nos segue.

      Temos estado a vigiar a estaca que está dentro de água e também achamos que o melhor é colocá-la na terra de uma vez.

      Temos todos os vasos furados. Quanto ao encharcar é que já não sei que o marido gosta de ver a água a cair na terra. Farto-me de ralhar com ele :D

      Obrigada por nos acompanhar. Bom fim de semana :)

      Eliminar