segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Manjericão, só lá para Março

Continuo dedicada a cultivar-me acerca do cultivo (hihi) das próximas ervas aromáticas. Já aprendi muito sobre hortelã, como a plantar, os seus benefícios e utilizações. Hoje vou debruçar-me sobre o manjericão, uma erva que sempre me suscitou curiosidade mas que nunca utilizei. Nem sequer vi um ao vivo ou cheirei. Deve ter um cheiro parecido com o manjerico... Ou estou a dizer um grande disparate?

Martini de manga e manjericão

Palpites à parte, o que mais me surpreendeu quando li um pouco mais acerca do manjericão foi uma dica em que aconselham cortar as suas flores para acentuar o sabor das folhas, e também para manter a planta jovem por mais tempo. Parece que as flores, além de serem extremamente bonitas e fazerem um vistão, também consomem grande parte da energia do manjericão. Por isso devemos cortá-las, para forçar a planta a criar novos rebentos super cheirosos [1].

Segundo o livro Um jardim para cuidar, que ganhámos num passatempo, o manjericão pode ser semeado ou plantado a partir de Abril, gosta de regas regulares e de muita exposição solar. A autora do livro aconselha a plantá-lo perto dos tomateiros porque o seu aroma afasta os insectos, protegendo a planta companheira [2].

Em termos de mezinhas caseiras, o manjericão é aconselhado para tratamento de enjoos, problemas respiratórios e reumáticos. Para as insónias e enxaquecas, depois dos sintomas já estarem instalados, podemos fazer uma infusão, mas como prevenção é sugerido uma outra abordagem que pessoalmente achei muito fofa. Dizem que se colocarmos um saco de pano cheio com flores e folhas secas do manjericão debaixo da almofada temos um soninho descansado [3]. Curioso, não? Quando tiver o meu manjericão grande e forte, vou experimentar.

Sopa de pimento vermelho, tomate e manjericãoEsparguete ao manjericão
Sumo de melancia com manjericãoBolo de chocolate com mousse de manjericão
Gelado de alperce e manjericão

Na cozinha é uma erva muito versátil que pode ser usada em molhos e pizas, com cogumelos, com peixe, em carne de galinha e para aromatizar ovos. Um exemplo de uma aplicação do manjericão num molho é juntar queijo parmesão, azeite e alho [4]. Fiquei com água na boca para experimentar este molho numa massa. Isso e algumas das sugestões nas imagens que escolhemos para acompanhar o texto de hoje, principalmente o bolo de chocolate com mousse de manjericão. Adoro chocolate.

Para terminar, parece que o manjericão tem também uma utilidade doméstica bastante útil. Se colocarmos vasos desta erva aromática nos parapeitos das janelas conseguimos afastar as moscas [5]. Quando chegar a altura dessas marotas me tentarem invadir a casa vou fazer o teste.

E pronto. Acho que fiquei a saber as bases sobre o manjericão. O único problema é que com este pequeno estudo fiquei com o plano de semear esta erva em Outubro estragado. Vamos ter que esperar pelo início da Primavera. Sendo assim, lá vou eu ter que desencantar outra erva que dê para semear nesta estação do ano. Vida de horticultor não é fácil!


[1] Viana R. (03/2009). Horta Medicinal: Ocimum basilicum L. (Alfavaca, manjericão). http://horta-medicinal.blogspot.pt/2009/03/ocimum-basilicum-l-alfavaca-manjericao.html.
[2] Chambel T. (05/2012). Um jardim para cuidar, pp. 212-213. Ed. 1. A Esfera dos Livros, Lisboa.
[3] Manjericão, tratar insônia e enxaqueca - nPlantas. http://nplantas.com/manjericao-tratar-insonia-e-enxaqueca/.
[4] Manjericão, uso culinário - nPlantas. http://nplantas.com/manjericao-uso-culinario/.
[5] Mathias J. (2001). Como Plantar Manjericão. http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1669313-4529,00.html.

Imagens de: Finlandia, Western Garden Centers, TodoDia, Clearly Delicious, The New Vegan Table, Domestic Fits.

Sem comentários:

Enviar um comentário