terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uns salpicos de cebolinho aqui e ali

Nunca utilizei cebolinho nem vi alguém utilizar ao vivo. Mas já assisti a imensas receitas numa data de programas de culinária. Dá-me a sensação que qualquer prato que leve uns talinhos desta planta sobe logo um nível ou dois. Parece mais gourmet, não sei. Portanto, vamos lá a saber tudo o que é preciso sobre o cebolinho que eu também quero começar a confeccionar pratos de nível gourmet cá em casa.

Flor do cebolinho

Vamos primeiro ao mais importante de tudo e que mais me preocupa: quando é que se deve semear o cebolinho? Claro que tinha que acertar noutra planta aromática que não aconselham semear agora, no Outono. Só lá para o início da Primavera, para não variar. O livro de referência cá de casa explica também que se deve evitar excesso de água e que se o cebolinho ficar amarelo é porque tem água a mais. Nesse caso devemos cortar as folhas amarelas e não regar até que a planta volte a ficar verde e viçosa.

Cebolinho

Esta planta dá umas flores algures entre o rosa-pálido e o lilás que me parecem muito bonitas e que vão ficar mesmo bem aqui na nossa varanda. Vai ser um dois em um: as folhas para a cozinha e as flores para enfeitar o espaço. É pena é que, assim como no manjericão, aconselham a cortar as flores para que as novas folhas possam rebentar [1]. Cá para mim acho que se deixar algumas ainda vou ter cebolinho que chegue para o consumo cá de casa e fico na mesma com a horta enfeitada. Para além disso, dizem que é óptimo para afastar os insectos maus da horta e que ao mesmo tempo atrai insectos bons como as abelhas [2].

Azeite aromatizado com cebolinhoBatata com pele, salmao e cebolinho

A principal utilização do cebolinho na cozinha é em saladas e em pratos de ovos e de queijo. Também pode ser salpicado em sopas, puré de batata ou na decoração de pratos [1]. De vez em quando fazemos um patê de atum cá em casa que fica mesmo bom com atum, maionese, cebola picada e azeitonas. Quando tiver o cebolinho vou experimentá-lo nesse patê em vez da cebola. Acho que lhe vai dar um bom toque e deve ficar bem mais interessante à vista.

Omolete de ervas

Continuando na culinária, sugerem juntar o cebolinho com iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe. Parece-me bastante bem. Também dizem que combina bem com abacate e courgete, embora não esteja a ver bem como fazer isso. As flores podem também ser utilizadas para dar um leve sabor picante e um toque colorido aos cozinhados [3]. É o que eu digo. Fica tudo um nível mais acima.

Hamburguer de soja com beterrabaLulas com caril, gengibre e cebolinho

As propriedades medicinais do cebolinho são muito semelhantes às do alho, mas mais suaves. Por esse motivo não é tão mencionado no que diz respeito a mesinhas para a saúde. Quando se fala é sempre no alho. De qualquer forma o cebolinho tem um efeito benéfico na circulação sanguínea.

Pronto. Está visto. Cebolinho vai ter que passar a existir na nossa horta de varanda e é para ontem. Acho que vou ter que passar um bocadinho ao lado das épocas de sementeira e pôr mãos à obra. Mal seja que não nasça nada.


[1] Allium schoenoprasum – Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Allium_schoenoprasum.
[2] Chives - Wikipedia, the free encyclopedia. http://en.wikipedia.org/wiki/Chives.
[3] Botelho F. Cebolinho - SAPO Mulher. http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/cebolinho-777243.html

Imagens de: Wikipédia, Liquid Bliss, Eatwell101, Simply Healthy Family, Aromáticas Vivas, Comendo com Sentidos, Amigos e Sabores.

2 comentários:

  1. Eu adoro cebolinho!
    O meu, como está abrigado, ainda resiste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós ainda não tivemos a oportunidade de experimentar o seu sabor mas estamos curiosos. Vamos tratar de o providenciar e de o semear. Depois é só torcer para que também se aguente como o seu.

      Obrigada pela visita :)

      Eliminar