segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cidreira ou melissa?

Depois da salsa, a erva cidreira deve ser das mais conhecidas no nosso país. Quem gosta de ter um espaço lá em casa para umas aromáticas de certeza que tem um vasito de cidreira para um chazinho ou coisa que o valha. Pois nós não temos. Mas não deve ser por muito mais tempo que eu já reuni o que preciso de saber para manter uma cidreira fresca e fofa cá em casa. Cidreira ou melissa que é mais chique. Se bem que melissa a mim só me faz lembrar aqueles sapatos de plástico que são muito giros mas que não parecem nada confortáveis. Não sei, nunca experimentei.

Chá de erva cidreira

Adiante. A cidreira tanto pode ser semeada como plantada por estacas. Acho que vamos seguir o exemplo da hortelã e trazer uma estaca de casa dos papás se eles ma conseguirem arranjar. Coitadinha da hortelã, nem imaginam o que ela anda a passar cá em casa. Mas isso fica para depois. A cidreira prefere meia sombra e água moderada [1]. O sol forte e a falta de água provocam uma aparência de queimado nas folhas [2]. A ver se me lembro que esta é mais fraquita e não pode ficar à chapa do sol.

Pesto e guacamole de erva cidreira

Parece que só podemos começar a colher folhas seis meses depois de a plantar para que ela continue cheia de força. O que é uma chatice porque até lá vou ter que continuar a fazer chá com as saquetas de supermercado. Para a colher deve-se cortar a planta a dez centímetros do solo e a melhor altura é de manhã depois do orvalho passar [2]. Na cozinha podemos usar a cidreira em refrescos, geleias e saladas de frutas, gelados, molho para saladas, carnes brancas, cogumelos e omeletes. Também pode ser usada para substituir o limão em muitas receitas [3].

Sopa de cenoura com erva cidreiraMacaroons de coco com mel e erva cidreiraXarope de ruibarbo e erva cidreira com margarita

A nível de propriedades medicinais, um chazinho de erva cidreira ajuda a acalmar os nervos ou os problemas de digestão. Pelo menos sempre ouvi dizer isso. Mas parece que para além disso também melhora o bom humor e a performance mental, o que dá sempre jeito. Outra sugestão, que poderá ser muito útil para quem faz acampamento selvagem, é esfregar folhas esmagadas na pele para repelir os mosquitos [4]. 

Vou então só ali assaltar o quintal dos meus pais e já venho, sim?


[1] Erva Cidreira, como plantar - nPlantas. http://nplantas.com/erva-cidreira-como-plantar.
[2] Como Plantar - Revista Globo Rural. http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1708921-4529,00.html.
[3] Erva Cidreira, uso culinário - nPlantas. http://nplantas.com/erva-cidreira-uso-culinario/.
[4] Melissa officinalis - Wikipedia, the free encyclopedia. http://en.wikipedia.org/wiki/Melissa_officinalis.

Imagens de: Temple Illuminatus, Bring to Boil, My Kitchen Affair, Healthy Green Kitchen.

Sem comentários:

Enviar um comentário