segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Horta das tabuletas

As tabuletas identificadoras das culturas da nossa horta estão terminadas! Foi um ver se te avias com tanta coisa para fazer, mas com dedicação e vontade tudo se fez. Ou vá lá, quase tudo. Ainda falta envernizar duas tabuletas. De qualquer forma, foi uma autêntica maratona que o meu fofuxo fez, coitadinho.

Horta com tabuletas

A tabuleta dos espinafres já estava concluída. Seguimos o mesmo processo de construção para as tabuletas dos tomates e dos morangos. Pelo meio ainda nos deparámos com uma dúvida ao nível do português, que por pouco não deu molho. Para mim as palavras deviam ficar no plural: "Espinafres", "Morangos" e "Tomates". Para ele fazia mais sentido no singular: "Espinafre", "Morango" e "Tomate". Não gostei. Como lhe mostrei logo o meu desagrado por esta opção, ele tratou logo de arranjar outra, no mínimo invulgar: "Morangueiros", "Tomateiros" e... Espinafreiros?! Credo, valha-nos Deus! Vamos lá a descomplicar. Fica "Espinafres", "Morangos" e "Tomates" e não se fala mais nisso.

Tabuletas espinafre, morangos e tomates

O problema é que, na altura em que mostrei quem manda cá em casa, já ele tinha gravado a palavra "Espinafre" e envernizado toda a tabuleta. Diz ele que agora que está pronta já não há nada a fazer, que não pode acrescentar um "s" por cima do verniz. Cá para mim podia, mas pronto. Vou deixá-lo mandar também um bocadinho. Resultado: depois disto tudo ficámos com a maravilhosa conjugação de "Espinafre", "Morangos" e "Tomates". Muito coerente, sim senhor.

Tabuleta espinafreEspinafre
TomateirosTabuleta tomates
Tabuleta morangosMorangueiro
Rebento de morangueiro

Pronto. Temos todas as culturas dos socalcos identificadas para não haver cá enganos. Agora quando alguém vier visitar a nossa horta e perguntar o que temos plantado já podemos responder de peito cheio: "É só ler as tabuletas".

Por causa das manias, para os vasos da horta vertical não se vão repetir estas confusões gramaticais. Fica já aqui decidido que vai ser "salsa", "hortelã", "goji" e por aí fora. Não há cá "salsas" nem "hortelãs" para ninguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário