quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tabuletas para a horta: construção

Depois de horas esquecidas de volta de plaquinhas de madeira e pauzinhos, o nosso construtor de serviço começou finalmente a criar as tabuletas para identificar as culturas da nossa horta. Mas antes de juntar as peças primeiro escreveu a palavra identificativa da cultura na placa de madeira. Estava eu já a dar voltas à cabeça a pensar com que material é que podíamos inscrever o nome das culturas na madeira, quando ele me descansou o espírito e me disse logo que já tem tudo pensado, sacando do ferro de soldar estanho. O que vale é que este homem tem tudo o que precisa cá em casa para desenrascar a obra, ou vá quase tudo.

Tabuleta espinafre

Ainda rabiscou num papel vários tipos de letra para avaliarmos qual ficava melhor, mas já estava tudo mais que decidido nas nossas cabeças. Para um estilo shabby chic só fazia sentido usarmos um tipo de letra clássico e escrito por nós. Nada daquelas letras gravadas com ferro todas iguaizinhas. Viva a diversidade! Fizemos um teste rápido com a nossa antiga escrita da primária, mas não gostei nada de ver a letra "f" da palavra "Espinafre" escrita da forma manual. Por isso escrevemos essa letra numa versão à máquina. Fica uma mistura, mas eu acho que resulta muito bem assim.

Ferro de soldar e tabuleta

Para ter a certeza que escrevia tudo direitinho, o fofuxo desenhou quatro linhas paralelas a lápis e escreveu a palavra "Espinafre". Foi então que chegou a hora do ferro de soldar e fiquei outra vez toda inquietada, desta vez com receio que ele derretesse algum dedo. Mas correu bem. Com a palavra escrita, e sem erros ortográficos, ele lixou a placa para ficar uniforme.

Palavra espinafre escrita na placa de madeiraPalavra espinafre inscrita na placa de madeira

Depois chegou a altura dos pauzinhos. Cortou-os à medida de maneira a fazer uma moldura em toda a volta da placa. Com cantinhos em esquadria e tudo, olhem só o pormenor. Além disso, arranjou um pauzinho para colocar ao alto por detrás da placa, com uma das pontas afiadas para ser mais fácil de espetar na terra. Colou todas as peças com cola de madeira e, para ter a certeza que secava tudo direitinho, segurou tudo com molas de estender roupa em toda a volta durante uma noite e outro tanto. Como toque final, no dia seguinte envernizou a tabuleta.

Tabuleta colada com molas em volta a pressionarTabuleta espinafre envernizada

Agora é só repetir o mesmo processo para as tabuletas dos morangos e dos tomates. Com isso teremos as culturas dos socalcos devidamente identificadas. Fica ainda a faltar identificar as culturas dos vasos da horta vertical, mas para essas não quero tabuletas espetadas na terra. Em vez disso quero umas tabuletas igualmente fofas seguradas nas argolas. Estou certa que o homem não me há-de falhar e logo magica uma forma engenhosa de o fazer.

2 comentários:

  1. Excelente ideia para as placas. :-)

    O efeito ficou fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um marido muito habilidoso! Agora vai ter que fazer outras à altura para os vasos do painel vertical.

      Obrigada :)

      Eliminar