sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vamos apimentar a nossa varanda

À semelhança da maioria das plantas de que vos falei até agora, nunca usei malaguetas nos meus cozinhados e acho que também nunca provei nenhum prato em que se notasse o sabor delas assim à descarada. Por isso, vai ser mais uma descoberta que vamos fazer cá em casa se conseguirmos criar malaguetas na nossa varanda. Pelo que já li, elas não precisam de grandes cuidados para sobreviver. Se não se derem por aqui fica provado que somos mesmo muito maus agricultores. Nesse caso mais vale continuar a comprar tudo no supermercado e dedicar-me à pesca.

Molho de malagueta

Vamos lá às informações básicas. A malagueta pode ser semeada ou plantada em qualquer altura do ano e com qualquer tipo de clima - só por isso já entrou no top 10 das minhas plantas aromática preferidas, que não tem sido nada fácil encontrar ervas para plantar nesta altura - demorando de dois a três meses até podermos começar a colher. Cada planta gera normalmente entre dez e trinta malaguetas, o que chega para nós e para distribuir pela família. Antes de semear devemos colocar as sementes em água durante um dia e ao semear cobrir com um centímetro de terra. É muito resistente ao clima e a doenças, mas mesmo assim devemos protegê-la da geada. Se tudo correr bem, passados sessenta dias pode-se começar a colher. Devemos cortar um ramo e deixar secar as malaguetas assim, em vez de as apanhar uma a uma. Se ficarem bem secas aguentam-se durante anos. Podemos também esmagá-las num almofariz com azeite e fazer um molho picante. Quanto mais tempo deixarmos as malaguetas no azeite, mais picante fica [1].

Molho doce de malaguetaMolho de pimentão vermelho e tomate
Figos envolvidos em chocolate temperado com malagueta

No campo das coisinhas boas para a nossa saúde, por incrível que pareça, acho que se pode dizer que as malaguetas são um mini cocktail maravilha. Têm altos índices de vitamina C, ácido fólico, vitamina A, vitamina E, magnésio, ferro e aminoácidos, além de diversas substâncias anti-cancerígenas [2]. É pena é que para ingerirmos doses que fossem significantes para aumentar os níveis destas vitaminas e minerais no nosso organismo tínhamos que ter um carro de bombeiros em prontidão para apagar o fogo. De qualquer forma, são boas para baixar a tensão arterial e os níveis de colesterol no sangue [3].

Mas o que mais me suscitou a curiosidade na malagueta foi dizer-se que é óptima para as enxaquecas. Parece que quando a nossa boca detecta que estamos a ingerir um alimento picante envia um sinal ao cérebro de que está literalmente a pegar fogo. O cérebro inicia logo o combate directo com a criação de saliva, transpiração e humidade no nariz, tudo para nos refrescar. Então achando que estamos a pegar fogo, o cérebro fabrica uma data de endorfinas para amainar a suposta dor, o que nos dá uma sensação de bem estar geral [4]. E é por isto que as enxaquecas diminuem! Quando tiver uma assim a valer vou sacar logo de uma malagueta e dar-lhe uma valente trincadela para confirmar se resulta. Cá para mim vou ficar pior, mas se os entendidos dizem que resulta, em nome da ciência a malta experimenta.

Chilli com carnePeixe com malagueta
Refogado de borrego com gengibre e malagueta

Para terminar temos a culinária. Neste campo a malagueta é muito utilizada na confecção de pratos tailandeses, mexicanos e chineses. Por cá ela anda mais pelas carnes como moelas, bifanas e carne de porco à alentejana [5]. Acho que me vou inspirar e fazer umas invenções cá das minhas. Para começar vou tirar tudo o que são sementes e polpa e deixar só mesmo o exterior da malagueta. Assim talvez não tenha que ir a correr para as urgência à primeira garfada.


[1] Boletim Agrário: Plantar Malaguetas. http://boletimagrario.blogspot.pt/2012/05/plantar-malaguetas.html.
[2] Plantas Aromáticas - Malagueta. http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/malagueta.aspx.
[3] Malaguetas ~ Alimentos e Saúde. http://alimentos-saude.blogspot.pt/2009/06/malaguetas.html.
[4] Capsicum frutescens – Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Capsicum_frutescens.
[5] Malagueta. http://www.semstress.com/malagueta-2.

Imagens de: Karen's Kitchen, Hunger and Sauce, Hot Pot Cooking, Inside Cuisine, What's Gaby Cooking, Recipe Code, Maggie Beer.

2 comentários:

  1. Existem várias qualidades as mais pequenas (piripiri)são as mais picantes, eu tenho uma planta neste momento carregadinha mas, ainda estão verdes e nasceu num vaso sem que a plantasse (semeasse)ou seja, foi na água que coloquei nesse vaso :)
    Dar uma trinca numa malagueta para passar a dor de cabeça?! Ui, já estou a imaginar... :)
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Temos que ir ver que qualidades encontramos por aí para comprar. Virem sementes já na água é que era ;)
      Também não que convenceu muito a dica para as dores de cabeça. Bom fim de semana :)

      Eliminar